Eu amo gravuras e tenho a honra de possuir algumas desta artista maravilhosa! Gravadora, escultora, pintora, muralista, figurinista e cenógrafa, Maria Bonomi é responsável pela fundação do Estúdio de Gravura, participou de inúmeras Bienais de São Paulo, Paris e Veneza, recebeu o prêmio de melhor gravador nacional e foi tema de diversas exposições nacionais e internacionais.
Nascida italiana, Maria vem para o Brasil em 1946 e passa a criar suas xilogravuras na década de 50, como aprendiz do artista Lívio Abramo. Mestre na arte do xilo, técnica na qual se entalha o desenho em madeira e depois o transfere para o papel, quase como um carimbo, Bonomi acredita que a xilogravura é uma experiência que oferece ilimitadas possibilidades de criação artística. Suas obras são repletas de movimento, cores, emoções, e uma expressividade única e bastante particular.
Trabalhos incríveis de sobreposições e combinações. As maneiras de se usar as matrizes são reinventadas por Bonomi.
Artista completa, Maria também trabalha com esculturas públicas, litografia, pinturas e desenhos, calcografia e instalações.
Bonomi sempre manifestou a vontade de levar a arte ao grande público, e assim o faz como pode – usou as grandes tiragens, que permitem o acesso às obras pelo maior número de pessoas e construiu obras públicas como a fachada do edifício Jorge Rizkallah Jorge, na rua Bela Cintra, em São Paulo, e a escultura “Plexus”, na praça Oswaldo Cruz, no início da avenida Paulista.