Baitogogo – exposição de Henrique Oliveira

Baitogogo – exposição de Henrique Oliveira

Artista brasileiro, em ascensão permanente, Henrique Oliveira leva sua arte para o Palais de Tokyo, na temporada Nouvelles Vagues, que foi organizada por 21 jovens curadores de vários países. O evento engloba mais de 50 exposições em galerias e espaços culturais de Paris.

HO_convite
Montagem da instalação Baitogogo

O trabalho de Henrique brinca com o espaço existente e suas estruturas, de modo que prolonga e multiplica os pilares, até conseguir uma dimensão orgânica. A equipe levou cerca de um mês para montar a Baitogogo, que tem seu nome originado do livro ” O cru e  o cozido”, do antropólogo francês Claude-Francis Lévi-Strauss, que narra alguns mitos de Mato Grosso, entre eles os Bororos. Uma das histórias termina com uma árvore crescendo nas costas de um índio, chamado Baitogogo. Daí o nome da obra!

2261-01_baixa

O artista conta que teve que construir pilastras temporárias no museu para exibir sua obra e que ela não segue a temática social que seus outros trabalhos vinham apresentando. O que não tira nem um pouco o valor e a importância desta obra magnífica, não é mesmo?

2261-04_baixa

E o melhor é que a obra de Henrique Oliveira não será desmontada em setembro, como as demais obras da exposição! Então, até o fim deste ano, é possível fazer uma visita ao Palais de Tokyo e se encantar com a obra do artista.

EnglishFrenchPortuguese