Xouks foi um neologismo que criei para designar uma tipo de comida, um preparo de infinitas formas, tipo um rango. É aquela coisinha gostosa que servimos usando o que tem na geladeira e muito carinho.
A base do xouks é arroz frio. Pode ser branco, integral, negro, mix de grãos… tanto faz. Fazemos um refogado com o que tiver: legumes já cozidos que estão no potinho na gaveta da geladeira, tomate picadinho com magericão, milho verde em lata salteado na manteiga e cebola picadinha, até cheiro verde batido com azeite. Gente, tô falando: QUALQUER coisa!
Quem gostar, polvilha queijo ralado, castanhas picadas ou linhaça.
Para esta versão gourmet, preparei um molho bechamel bem ralo com funghi porcini secos.
Para uma porção para duas pessoas, faz assim:
– 2 porções de arroz da geladeira
– 1 xícara de leite
– 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
– 1 colher (sopa) rasa de farinha de trigo
– noz moscada e sal
Modo de preparo: Hidrate meia xícara de chá de funghi, corte em pedaços miúdos e refoge na manteiga ou margarina, antes da manteiga dourar, acrescente a farinha de trigo e mexa bem. Vá misturando o leite aos poucos, mexendo sempre com colher de pau para não empelotar. Quando tiver despejado todo o leite, tempere com sal e nós moscada. Pronto!
Minha mãe conta que meu saudoso Tio Roberto, sempre pedia um xouks, só que com um ovo que mexia junto: “Faz um mexidinho” mormurava olhando o que tinha pro almoço…
Pra você tio querido,
Beijão!