20 de novembro, data da morte do líder Zumbi dos Palmares e dia nacional da Consciência Negra. Não é feriado pra ficar em casa, é dia de celebrar a cultura afro no país, e São Paulo tem váárias opções culturais gratuitas ou baratinhas pra aproveitar. Aqui vão algumas:
Começando pelo Museu Afro Brasil, no Ibirapuera, que abre a exposição “A Nova Mão Afro-Brasileira”, numa comemoração aos 25 anos do livro A mão afro-brasileira – Significado da Contribuição Artística e Histórica, publicado em 1988, centenário da abolição da escravatura no país. A exposição é uma retrospectiva de obras dos séculos XVII e XIX, e também obras modernistas e contemporâneas. Durante o dia vai acontecer um encontro com alguns artistas participantes da expô, coquetel e show do Riachão, cantor e compositor baiano, além de outros apresentações artísticas pra comemorar o feriado.
Mais informações aqui.
No Museu da Casa Brasileira tem apresentação da Orquestra Mundana, de Carlinhos Antunes, com o espetáculo Muvuca, a partir das 11h. Às 14:30h, oficina de papietagem, técnica de sobrepor diversas camadas em papel, que trabalhará questões da cultura afro-brasileira a partir de peças do acervo do museu. A entrada para o evento custará R$4.
Mais informações aqui.
O MIS – Museu da Imagem e do Som traz o evento Samba, Chorinho e Cachaça, com programação ao ar livre a partir das 15h. Shows de João Borba e do grupo Bora Barão, com repertório de Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Cartola, os afro-sambas de Vinicius de Moraes, entre outros. Também vai rolar degustação de cachaça no evento.
Mais informações aqui.
A Casa das Rosas, na Av. Paulista, terá oficinas, exibição de filmes, palestras e apresentações musicais. A programação especial Consciência Negra vai das 10h até à noite.
Mais informações aqui.