Programação Dia da Consciência Negra

Programação Dia da Consciência Negra

20 de novembro, data da morte do líder Zumbi dos Palmares e dia nacional da Consciência Negra. Não é feriado pra ficar em casa, é dia de celebrar a cultura afro no país, e São Paulo tem váárias opções culturais gratuitas ou baratinhas pra aproveitar. Aqui vão algumas:

Começando pelo Museu Afro Brasil, no Ibirapuera, que abre a exposição “A Nova Mão Afro-Brasileira”, numa comemoração aos 25 anos do livro A mão afro-brasileira – Significado da Contribuição Artística e Histórica, publicado em 1988, centenário da abolição da escravatura no país. A exposição é uma retrospectiva de obras dos séculos XVII e XIX, e também obras modernistas e contemporâneas. Durante o dia vai acontecer um encontro com alguns artistas participantes da expô, coquetel e show do Riachão, cantor e compositor baiano, além de outros apresentações artísticas pra comemorar o feriado.

Mais informações aqui.


Orquestra Mundana / Reprodução

 

No Museu da Casa Brasileira tem apresentação da Orquestra Mundana, de Carlinhos Antunes, com o espetáculo Muvuca, a partir das 11h. Às 14:30h, oficina de papietagem, técnica de sobrepor diversas camadas em papel, que trabalhará questões da cultura afro-brasileira a partir de peças do acervo do museu. A entrada para o evento custará R$4.

Mais informações aqui.

 

João Borba / Reprodução
João Borba / Reprodução

O MIS – Museu da Imagem e do Som traz o evento Samba, Chorinho e Cachaça, com programação ao ar livre a partir das 15h. Shows de João Borba e do grupo Bora Barão, com repertório de Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Cartola, os afro-sambas de Vinicius de Moraes, entre outros. Também vai rolar degustação de cachaça no evento.

Mais informações aqui.

Reprodução
Reprodução

 

Casa das Rosas, na Av. Paulista, terá oficinas, exibição de filmes, palestras e apresentações musicais. A programação especial Consciência Negra vai das 10h até à noite.

Mais informações aqui.

 

 

 

EnglishFrenchPortuguese