Joana é pernambucana mas vive em São Paulo. Seu trabalho gráfico é um batidão do melhor desses dois mundos, e de muitos outros. Está tudo lá: o traço negro nos contornos lembrando a xilogravura de cordel, a obra gráfica pop-cosmopolita de seu padrasto Petrônio Cunha, as cores vivas do carnaval em si e a poesia dos desenhos naïf, assim como o tratamento chapado do digital. Joana é dona de traços únicos, cores fortes, e uma identidade visual bastante autoral. Seus desenhos já foram protagonistas de trabalhos de criação de cenários, cerâmicas, brindes, esculturas, ilustrações para embalagens, livros, revistas, geladeiras, e até mesmo da cenografia do Carnaval de Recife.
É tanta qualidade de trabalho que resolveram copiar, ou melhor, roubar alguns de seus desenhos. Eu explico:
Em setembro deste ano, o pai da Joana foi convidado para o evento 10 Anos Ser Portobello. Chegando lá, reconheceu alguns dos desenhos da filha na arte da campanha do evento, que a empresa não estava autorizada a reproduzir. Foi então que Joana contratou uma advogada para notificar o uso indevido a eles e pedir alguma retratação, tudo extra judicial. A Portobello demorou dois meses pra responder e alegou que quem praticou o erro foi a empresa Ricardo Botelho Comunicação, contratada por eles para realizar o evento. A empresa do Ricardo Botelho, por sua vez pressionada pela Portobello, entrou em contato querendo abrir uma negociação, porém foi clara ao dizer que também não se responsabilizava por nada e ofereceu um valor super baixo como “indenização”. Joana Lira, claro, achou tudo um absurdo e resolveu entrar com uma ação contra as empresas.
Seguem algumas imagens comparando o trabalho da artista e a arte utilizada indevidamente pela Portobello e pela Ricardo Botelho Comunicação:
Roubo de propriedade intelectual, não à toa, é crime. Artistas como a Joana dedicam sua vida, seu tempo e todo seu talento à criação e produção de material de qualidade. É o trabalho deles, e não deve nunca ser reproduzido sem autorização.
Ajude a divulgar. Por um Brasil com mais respeito à arte e ao trabalho dos brasileiros.