Bauhaus

Bauhaus

Fazer o curso de Artes Plásticas na FAAP, nos anos 80, foi um privilégio, uma experiência imerssiva e a oportunidade de conviver com artista muito importante tanto no corpo docente, quanto no dicente. Mestres como Nelson Lerner, Maria Olimpia Vasão, Evandro Carlos Jardim, Tomoshigue, Julio Prata, Regina Silveira, Nelson Alvin e tantos mais, e colegas como Leda Catunda, Theo Werneck, Jac Lerner, uma delícia.

Eu praticamente morava na faculdade, um ambiente de pesquisa e despojado, uma experiência de criação.

Embora não dormisse lá, existe um lugar onde as pessoas tinham essa oportunidade, um movimento, uma escola uma corrente estilística que estudavamos com grande carinho: a Bauhaus

expo-bauhaus-sesc-pinheiros-1

Vendo a marvilhosa exposição do Sesc Pinheiros, em cartaz até agosto, vem uma invejinha, uma vontade de voltar no tempo.

Vídeos raros trazem depoimentos de frequentadores eméritos com Walter Gropius e Max Bill, relatando um pouco do ambiente, nos situando um pouco nesse quase século passado.

Walter Gropius
Walter Gropius

Assim, ficamos sabendo que a burguesia via com péssimos olhos a escola porque aceitava mulheres  e homens sem distinção, imagina?

Que embora a corrente de Gropius bastante focada na produção industrial, no pensamento criativo que denominou-se design, haviam outras, menos exatas com a de Albers que queria uma escola mais filosófica, antropocentrada, mais “mística”  às correntes orientais.

Oskar-Schlemmer_Stelzenläufer-1927_Bauhaus-Barbican-1024x765
Oskar Schlemmer, 1927

Temos a oportunidade de ver os croquis dos famosos figurinos para os Ballets de Oskar Schlemmer em ação, as danças, as performances.

bauhaus-foto-filme-sesc-pinheiros-1--600x400
Bauhaus Dessau: casa ateliê com alunos no telhado

Temos fotos de como os estudantes viviam, de como as idéias eram apresentadas.

Cadeira Barcelona

Se hoje podemos sentar numa cadeiras “Barcelona”, de Mies Van der Rohe, com uma certa facilidade, devemos lembrar que o mobiliário concebido ali deveria ser pensado para ser moderno: lindo, tecnológico e barato! Veja bem, barato não é exatamente o adjetivo que qualifica esses móveis mesmo depois dos diretos autorais terem caído em domínio público.

A escola que nasceu em 1919, mudou de cidade em 1925 e acabou fechando em 1933, nos deixa um legado alegre e lúdico, mas principalmente estético.

Nunca mais os objetos foram os mesmos.

EnglishFrenchPortuguese