Claire McCardell e a invenção do look americano

Claire McCardell e a invenção do look americano

O estilo americano de vestir, a simplicidade do sportswear , a alegância dos anos 40, 50 e 60 das divas de Hollywood não estiveram sempre lá como pensei a vida toda. Foi preciso uma aula de século XX para o Lorenzo Merlino me apresentar a uma criadora maravilhosa e revolucionária, que soube equilibrar a praticidade com a feminilidade, sem abrir mão da tecnologia e elegância.

Claire McCardell
Claire McCardell

Já ouviu falar de Claire McCardell? Não? Então preste atenção: Claire McCardell foi uma designer de moda que revolucionou o modo da mulher norte americana de se vestir., tamanha a sua importância, que acabou na capa daTime magazine de 1955.

Time Magazine de 1955
Time Magazine de 1955

McCardell soube olhar para Vionnet e também  Chanel, quando estudava em Paris, em 1926 mas foi sobretudo para si que ela voltou sua inspiração ao imaginar roupas que se adequavam ao seu próprio estilo de vida, assim como Chanel fez antes dela, corajosamente declarou para a Times que criava coisas que ela mesma precisava e certamente, outras pessoas precisavam também. Por exemplo:para não sentir frio num iate criou uma capa de tweed, para não sentir frio nas orelhas, acrescentou um capuz de lã. Pensando na quantidade de bagagem que carregava quando viajava para a Europa, criou looks separados, com blusa e saia, ao inves de vestidos que dificultavam os movimentos. E, dessa forma, as blusas podiam também ser usadas com calças. Seu guarda-roupa era composto basicamente por peças de jersey, desde saias até blusas. O que garantia que as roupas estivessem bastante “em ordem” apesar de saídas de uma mala.

Vestido para o dia, 1952
Vestido para o dia, 1952

Primeiro ela trabalhou desenhando croquis para Townley Frocks, saiu para trabalhar com Hattie Carnegie e mais tarde voltou a Townley, por mais alguns anos e acabou se tornando sócia da empresa.

Mccarddel-ill1

Seus desenhos desse período estão arquivados na New School, em Nova Iorque.

Suas roupas eram funcionais e com linhas simples. Eram consideras sexy de uma forma sutil, com a intenção de serem funcionais. Claire se apropriava de detalhes das roupas masculinas de trabalho, como bolsos maiores, denim, pesponto no jeans, rebites de metal e pregas nas calças.

Vestido para a noite
Vestido para a noite

Seu estilo, inovações e influência na moda foram muitos, como o vestido de 1938, o “Monastic”, que tinha um cinto amarrada a cintura, que podia ser usado de dia ou a noite e a ideia de peças separadas, combinando cores e criando uma infinidade de combinações.

Seus modelos facilmente ajustáveis também foram fundamentais para alimentar o novo sistema de vendas da américa vastíssima: a venda por catálogo
Seus modelos facilmente ajustáveis também foram fundamentais para alimentar o novo sistema de vendas da américa vastíssima: a venda por catálogo

 

Essa possibilidade de criar novos looks com as mesmas peças foi revolucionário, uma vez que era econômico e muito prático.

McCar1
Vestido e casaco, uma das inovções de McCardell: as peças separadas

Tecidos como jersey e rayon e algodão forma introduzidos como tecidos de noite por ela. Coisa básicas e muitos comuns atualmente, como zíper e cintos, também foram uma contribuição de Claire para a moda feminina! Ela também popularizou o uso de sapatilhas do tipo Capezio, muito comuns no ballet.

Vestido para dias de verão
Vestido para dias de verão

Para usar em casa, McCardell desenvolveu o “Popover”, um vestido mais estiloso e também o “kitchen-dinner” que era feito de seda. Ela pensou em mulheres que queriam se vestir bem mesmo em casa e que não podiam pagar por uma empregada.

Vestido "Popover" e pegar de panelas
Vestido “Popover” e pegador de panelas

Claire McCardell escreveu ainda um livro “What shall I wear”, que se tornou muito popular e um guia para mulheres que buscava um estilo prático e moderno.

EnglishFrenchPortuguese