O Google não tem tradução para cannoli, então vou inventar: tubinhos. Porque uma coisa que meus conhecimentos macarrônicos da linha de Dante me permite saber, é que o plural de masculino se faz terminando a palavra com o artigo “i”.
Mas essa também é uma invenção, o Google não tem cannolo… Bom, neologismos à parte, cannoli são canudos de massa frita, passados no açúcar e recheados com creme doce.
Também é o nome da banda do meu colega de canal Bem Simples e restaurante, Carlos Bertolazzi, que é um grande entusiasta da iguaria.
Lembro que o fotógrafo Trippoli tinha tanta saudade do doce siciliano tradicional, recheado com ricota e frutas secas, que fez o Erik Jaquin desenvolver um pra ele, apesar de ser especialista na patisserie francesa, Jackin prima sempre pela excelência.
Recebo do dj, Fabio Spavieri, uma notícia boa, no casarão antigo, das poucas memórias vivas da Cerqueira César do começo do século XX, onde funciona a Casa di Dante, funciona uma cannoleria!
Fiz umas aulas de italiano lá no século passado e adoro respirar um arzinho vintage subindo a rampa de mosaico português, um programa que recomendo.
Se você sempre quis aprender italiano, eis uma boa oportunidade.
Mi piace molto l’idea di imparare in pratica!
Vai lá! cannoleria.com