Piero Fornasetti nasceu em Milão em 1913 e desde cedo manifestou um individualismo estético e um desejo de expressão própria rejeitando o estudo formal acadêmico.
O prefácio do livro de Patrick Mauriès, publicado pela editora Bulfinch, Ettore Sottsass o descreve como uma criança gentil e ligeiramente ausente. Deve ser verdade. Na mesma obra, o próprio Fornasetti diz que “sente necessidade de fazer coisas” e, talvez, “alma atormentada” seja uma alcunha adequada à sua pessoa. Ou ainda, “artista prático”.
Culto e sensível, extremante ordeiro desenvolveu um repertório temático vasto que inclui o período Clássico, o Renascimento, a pintura metafísica de De Chirico e um forte viés de acúmulo e colecionismo.
Dono de um desenho clássico, de linhas chiques e elegantes, Fornasetti imprimiu seu mundo imaginário em telas, paredes, roupas, móveis, porcelanas, bicicletas…
Mais do que um designer preocupado com o objeto em si, Fornasetti era um decorador de superfícies para quem toda e qualquer matéria, se tornava uma tela em branco.
Seu trabalho continua vivo e atual e pode ser visitado em sua loja/museu/galeria em Milão para onde hoje colecionadores do mundo todo acorrem na busca do colecionista Fornasetti, um objeto de desejo dos mais preciosos.
Serviço:
Spazio Fornasetti
Corso G. Matteotti, 1/A
20121 – Milão (Itália)
Tel: +39-02-89-65-80-40