Sebastian Bieniek

Uma das ideias chave da pintura no cubismo, era desconstruir o objeto, sair da representação bidimensional e colocar simultaneamente vários ângulos de visão, fundindo-os numa mesma peça, acrescentando uma quarta dimensão ao quadro: o tempo, preservado no registro do momento de percepção do artista.

IMG_8458

Picasso, Marie-thérese, Face et Profil, Paris 1931

IMG_8461

Peça promocional criada por Marcelo Pallotta para divulgação do filme Noel de Ricardo Van Steen, em 2006 funde Noel e sua amante uma alusão à complementar e complexa simbiose amorosa.

 

Paris acabou de apresentar as coleções 2015/16 e teve muitas coleções lindas.

Esta muito difícil resistir aos apelos de uma indústria ágil e competitiva que tem apresentado produtos maravilhosos, tentando ocupar na vida do combalido consumidor o posto de objeto de desejo, afinal, numa realidade repleta de objetos, como se tornar imprescindível?

Em momentos de crise de consumo como o nosso, é mais complicado apresentar propostas muito radicais, mas a mídia precisa de frescor e a moda se esgota se for exclusivamente auto-referente, assim, o jovem Jacquemus , ganhou bastante espaço com sua coleção inspirada pelo trabalho de Sebastian Bieniek(link).

sebastian1

Desfile de Jacquemus(outono/inverno 2016), inspirado no trabalho de Sebastian Bieniek.

sebastian2

Desfile de Jacquemus(outono/inverno 2016), inspirado no trabalho de Sebastian Bieniek.

Queridinho de Cindy Sherman , o artista radicado em Berlim, vem ganhando espaço com selfies onde aparece com pedaços de rostos desenhados em diferentes partes do corpo que colocadas junto ao rosto, criam a ideia de “outro”.

A série chama-se “Me & My Friends No 21” by Sebastian Bieniek, 23.02.2015. From the serial of photographs “Me & My Friends”, que na justa posição de faces faz uma alusão ao surrealismo, à arte onírica e uma reflexão sobre a esquizofrenia.  

A ideia da homenagem na moda, embora aparentemente prestigiosa, aponta para a necessidade imediata de reinvenção. Como trabalha com estilo, a ideia, se continuar a se repetir , pode virar um maneirismo e perder de vez a criatividade e o conteúdo subjetivo, se transformando em artesanato.

sebastian3

Sebastian Bieniek