Yayoi Kusama

A artista japonesa Yayoi Kusama, de 85 anos, conhecida pelas famosas bolinhas, trás à São Paulo uma retrospectiva de suas obras, do período de 1949 a 2012.

Sua obsessão pelas bolas, que começou como uma doença antes de se transformar em arte com apenas 10 anos de idade, já rendeu várias exposições e premiações internacionais. No periodo que se mudou para Nova York, o icônico Andy Warhol fazia sua fama. Tiveram caminho bem diferentes, Kusama ignorava o mercado e lutava pelos direitos civis e das mulheres.Ficou conhecida no mundo da moda, pelos desfiles e demonstrações anti-guerra.  

Em 1973 retornou ao Japão por sua doença mental estar avançada. Seu transtorno obsessivo tinha se agravado, e assim se internou em um Hospital Psiquiátrico e lá vive até hoje por vontade própria, apesar de usar seu apartamento há poucos minutos do Hospital como ateliê para sua mente inquieta e sem limites. Entre 1998 e 1999, uma primeira retrospectiva esteve exposta em Los Angeles e depois viajou para Nova York e Tóquio. Em 2011, Kusama ganhou outra retrospectiva homônima do seu trabalho, desta vez na Europa, em Madri, Paris e Londres. exposicao-yayou-kusama-ccbb-rio-de-janeiro-3 kusama

Yayoi-Kusama-louis-vuitton-_2

Yayoi Kusama “Infinite Obsession”  
Instituto Tomie Ohtake
De 22 de maio a 27 de julho de 2014
Rua Coropé, 88, Pinheiros, São Paulo/SP
O instituto fica aberto de terça a domingo, das 11h às 20h
Entrada gratuita