Exposição Panos

Exposição Panos

Não percam, no Sesc Bom Retiro, está tendo uma exposição que retrata a história do pano, seus usos e suas origens. Com os vários tipos de tecidos  e técnicas na hora da fabricação, passando por tingimentos e estampas. Com a curadoria de Sonia Kiss e Renato Imbroisi.

“A ideia não é falar sobre tecidos, que contam com acabamento e costura. Mas sim de todo pano que é usado para modelagem, quando o próprio pano faz a roupa”, explica Sonia. Turbantes, véus e lenços são alguns dos itens que representam a intenção de Sonia. “É sempre quando o pano é usado como acessório ou recurso, como enrolar na cabeça para carregar balde ou mesmo criança”.

Para reunir todos os panos, Sonia diz que não teve tanto trabalho quanto previa. “Eu tive uma grande surpresa ao encontrar vários colecionadores, pessoas amantes de panos e algumas intituições”.

Além dos adornos de cabeça e corpo e suas amarrações, a expo conta com vitrines que mostram diferentes técnicas e materiais. “É possível ver como é a seda, estampas, batique, o que é tecelagem, tingimento, quais estamparias existem. Mas não é só falar como são feitos, e sim o que representam, o que significam e um pouco também das matérias”.

 

panosesc

ghana-13

oaxe1

APN NIGERIA THE REFUGEE ARCHIPELAGO

turbantes-baiana02

Do dia 25/03 a 25/05

http://www.sescsp.org.br/programacao/26615_PANOS

 

EnglishFrenchPortuguese