Universo Bordallo

      Quando trabalhava na Vogue no começo dos anos 90, além de cuidar da parte de moda, eu também fazia uma espécie de direção artística das ilustrações e das seções da revista. No mês de julho a página do horóscopo, com o signo do mês, Câncer, foi sugerida com a ilustração de um prato que tivesse uns caranguejos.

    O saudoso Andrea Carta sugeriu então que eu fosse à casa do Emanuel Araújo, pois ele possuía uma coleção invejável de cerâmicas Bordallo Pinheiro e, com certeza, teria alguma peça interessante para fotografar. Nunca vou me esquecer do momento em que fui recebida pelo Emanuel, aquele homem liindo, no sobrado da Bela Vista recheado de peças importantes, verdadeiras coleções de museu.

    As peças Bordallo existem desde 1884, e até hoje são produzidas em Caldas da Rainha, em Portugal. A marca une as tradicionalíssimas peças de barro e cerâmica portuguesas à modernidade e originalidade do estilo de seu criador, Raphael Bordallo Pinheiro, tornando sua produção um verdadeiro patrimônio artístico e cultural.

    Sou apaixonada por essa cerâmica e um dia ainda vou fazer uma coleção em parceria. Por enquanto fica a invejinha branca dos artistas que puderam realizar esse sonho e que estão em exposição na Firma Casa.


Vaso original Bordallo Pinheiro / Reprodução

Vaso original Bordallo Pinheiro / Reprodução

 

Prato original Bordallo Pinheiro / Reprodução

Prato original Bordallo Pinheiro / Reprodução

 

Vaso original Bordallo Pinheiro /Reprodução

Vaso original Bordallo Pinheiro /Reprodução

    A exposição Universo Bordallo- 20 Bordallianos do Brasil apresenta releituras de peças Bordallo por artistas brasileiros reconhecidos internacionalmente. Entre eles, Vik Muniz, Isabela Capeto, Tunga, Laerte Ramos e Martha Medeiros. Os artistas passaram um tempo na fábrica da Bordallo Pinheiro, em Portugal, para se inspirar e aprender as técnicas do processo de fabricação da marca. Assim, criaram 20 peças únicas, de acordo com a visão de cada um.

Peça em exposição - Tunga / Reprodução

Peça em exposição – Tunga / Reprodução

 

Peça em exposição - Maria Lynch/ Reprodução

Peça em exposição – Maria Lynch/ Reprodução

 

Peça em exposição - Isabela Capeto / Reprodução

Peça em exposição – Isabela Capeto / Reprodução

 

Peça em exposição - Laerte Ramos / Reprodução

Peça em exposição – Laerte Ramos / Reprodução

 

Serviço: Universo Bordallo – 20 Bordallianos do Brasil

Local: Firma Casa

Endereço: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1.487, Jardim Paulistano, São Paulo

Horários: De seg. à sex. das 10h às 19h, e aos sábados das 10h às 14h.

Entrada franca.

 

 Para mais informações, acesse: www.bordallianosdobrasil.com