Sopinha cheia de nutrientes para o frio

Minha filha mais velha é vegetariana desde os dois anos.

Um dia, ela me perguntou o que era carne e quando eu respondi que era um pedacinho do bicho, ela me olhou apavorada, olhos arregalados com a pergunta óbvia: mas tem que matar?

timthumb

Assim como ela, vira e mexe eu estou 100% vegatariana, às vezes 30%, noutras 70% e, com certeza, o contingente de pessoas que optam por uma alimentação com menos ou com nenhuma carne, aumenta dia a dia.

Hoje estou melhor mas com uns 18/19, era insuportável. Se tivesse encostado um ovo, já não comia. Fiz uma viagem para a Califórnia e México com a minha irmã que era basicamente um Guia de restaurantes vegetarianos. Mas demos sorte porque grande parte da América do Norte estava na mesma batida à época.

Foi inclusive aí, década de 80 que provei duas novidades gastronômicas que demorariam muito a chegar ao Brasil: a barra de granola e o frozen iogurte! WOW!

graos e frutas citricas

O fato é que vegetarianos, assim como os não vegetarianos, precisam prestar atenção à ingestão de nutrientes e também à maneira correta de absorvê-los. O elemento que mais comumente falta nos exames de sangue é o ferro.

Grãos: feijões de todos os tipo, inclusive a soja, grão de bico, lentilha são ótimas fontes de ferro, mas é fundamental que nunca sejam ingeridos junto ou próximos ao cálico, leite e derivados e sim com vitamina C que garante o melhor aproveitamento do ferro pelo organismo.

Nesses dias frios uma sopa de feijão, feijão branco, um creme de grão de bico são opções maravilhosas.

ferro post

Aqui na foto temos uma sopa substanciosa feita com lentilha cozida batida com caldo legumes no liquidificador. Ponha numa panela junto com cebola, cenoura, salsão e batata, cortados em pequenos cubos e deixe cozinhar junto.

Vegetais colocados no fogo na mesma temperatura do caldo de cozimento soltam seus nutrientes no mesmo, é mais saudável.

Uma delícia na frente da lareira!

Só não vale colocar queijo ralado, nem comer chocolate de sobremesa! Lembre-se: para abssorver o ferro, devemos insegir frutas cítricas, como laranja, mixirica, kiwi…sniff, adoro sobremesa com leite… paciência.